escrita: descreve 3 tipos de pessoas

janela

Na sequência da arte de observação de que já falámos, hoje temos 2 exercícios:

  • 1 – a que filme – que já é um clássico – corresponde a foto acima?

  • 2 – quando fores a andar pela rua observa as pessoas à tua volta. Escolhe 3 tipos de pessoas: a ansiosa, a calma, a distraída. Depois, sem usar as palavras anteriores, descreve essas pessoas usando a máxima literária: mostrar, não contar.

Eu comecei a fazer este exercício de forma espontânea: quando alguém cruzava o meu caminho e eu pensava “uff, aquele vai stressado”, a minha curiosidade fazia-me observar essa pessoa com algumas perguntas em mente:

  • o que é que nesta pessoa me faz deduzir que ela está ansiosa? o modo como anda? a sua feição? como agarra na mala?
Este simples exercício pode ajudar-nos tanto na arte da observação 
como na arte da descrição.

E, se não temos um livro por perto, é uma forma divertida de passar o tempo quando nos fazem esperar.

Sofia Loureiro

Escritora, Palestrante & Terapeuta Natural

Plataforma:

Autora ::::: Facebook pink Escrita com Letras  blog blueEscrita com Letras

Vida Natural :::: Facebook pink Guia de Remédios Naturais  blog blue SoPro Verde

GoodReads: goodreads Sofia Loureiro

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.